quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Sobre os segredos dos poemas

Uma vez presenteei uma namorada com uma poesia minha. Era um texto bonito que falava sobre o amor e a necessidade da entrega e, apaixonado como estava, fiz questão de lhe dar o manuscrito, com suas rasuras e tudo mais. No entanto, ao dar este maravilhoso presente, eu esqueci de um pequeno grande detalhe: eu tenho o hábito de datar os meus textos.

Resumindo a história: a data que estava na poesia era muito anterior ao nosso relacionamento. Com todo respeito às nossas queridas leitoras, mas minhas experiências com relacionamentos ensinaram que às vezes uma vírgula vira uma frase na cabeça de uma mulher ciumenta. Foram dias e semanas me perguntando para quem eu tinha escrito aquela poesia e eu, sem graça e sem respostas, falava que não lembrava e que talvez nem fosse pra ninguém, e tentei dar uma explicação bonita de como aquele texto podia ter outros significados que não fossem românticos (ou sexuais).


Mas por que estou contando essa história? Porque logo em seguida a esses fatos escrevi o texto que posto hoje. 

Numa tentativa desesperada de me explicar, escrevi um poema sobre os versos que não conseguem ser decifrados e que só fazem sentido na cabeça de quem os escreve. Espero sinceramente que gostem.

Sobre os segredos dos poemas

Pobre verso incompreendido,
Pobre rascunho rasurado,
Pobre rabisco pós-escrito:
Jamais serão interpretados.

Quem saberá a verdade
Que o poeta ocultou?
Qual será a realidade
Que atrás do verso orquestrou?

Há quem diga que é amor
Os versos que ele versou,
Para outros são versos de dor...
No entanto só o sabe o autor.

Só ele entenderá as risadas,
Se eram de gozo ou rancor...
Se foram irônicas as toadas
Que falavam sobre o condor.

Eis teu sorriso versado:
Ali onde o poeta riscou.
No entanto, só ao poeta é sabido

Se no verso foi amigo ou amou.

Um comentário:

  1. Lindo este. E realmente: só quem escreve que sente e sabe o que quer dizer. Tão escondido algum significado que na alma estará impresso o real sentido.

    ResponderExcluir