quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Primeiro Passo

Àqueles que não me conhecem pessoalmente e profundamente, pertenço à uma família muito grande dos dois lados, tanto por parte do meu pai, quanto por parte da minha mãe, o que significa que tenho uma multidão de primos de diversas faixas etárias.

Hoje quero falar dos mais novinhos deles pra introduzir minha poesia. Observei muitos deles crescerem e lembro como cada um deles começou a andar.

É engraçado e muito fofo ver uma criança dando os primeiros passos: ela observa, faz força pra levantar e cai com a bunda no chão, dá uma risada, bate palmas, tenta de novo e vai repetindo esse ciclo até que surge ele: o primeiro passo. O glorioso momento que, hoje em dia, é filmado pelos pais e comemorado entre as lágrimas de mães emocionadas.

Assim é a vida: primeiro vem o tombo, só depois o passo. Primeiro a gente chora, depois aprende a sorrir, e esse é o fluxo eterno da vida, com vocês, um dos meus textos preferidos.

Primeiro Passo

Primeiro o tombo
E só depois o primeiro passo.
Antes o tombo, só aí passo
E então alguém nos leva pelo braço.

Abraço,
Trabalho, salário, cansaço.
Primeiro o tombo,
Depois o primeiro passo.

Compasso,
Beijo, traição, amasso.
Se não há tombo,
Não há passo.

Nervos de aço,
Carinho, cuidado, não passo...
Tem o tombo,
Daí vem o passo.

Início,
Engatinho, chorando, disfarço.
Primeiro vem o tombo
E só então o primeiro passo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário